quinta-feira, 24 de maio de 2012

Elevé, Relevé e Sous-sous

 Três passos de parecida execução no Ballet são elevé, relevé e sous-sous. São suas pronúncias "elevê", "relevê" e "su-su". Para realizá-los é necessário ter em mente suas definições.
 Elevé: É simplesmente tirar o calcanhar do chão e jogar o colo de pé para fora o máximo que puder. Apenas os pés estão trabalhando, nada no corpo muda, apenas o braço, para acompanhar o movimento. O apoio divide-se nas duas pernas e fica no meio dos dedos.
 Relevé: Idêntico ao elevé (e junto a ele podendo ser executado em todas a posições), tem seu impulso vindo de um plié.
 Sous-sous: Sendo sempre em quinta posição, é o mesmo que o relevé, mas com a diferença de que os pés e as pernas estão juntos. Para ficarem assim, temos que arrastar a perna da frente para trás. Em sua visão para o público, apenas o pé da frente aparece.
 Dica: Para diferenciar elevé de relevé, relacione o "re" ao plié. Para diferenciar o sous-sous dos demais, relacione seu nome diferente as suas diferenças de execução.

2 comentários:

  1. estou no meu 1° ano de ballet e ainda nao entendi a diferencia de eleve para releve, bom o releve sao os joelhos flexionados na meia ponta e o eleve é joelhos esticados na meia ponta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não, os dois são joelhos esticados na meia-ponta, porém o relevé inicia-se de um plié e o elevé não. Na prática do relevé: 1- Você flexiona os joelhos mantendo os pés inteiramente no chão; 2- Ao esticar os joelhos, você sobe na meia-ponta, usando o "esticar" como impulso.
      Espero ter esclarecido a dúvida :) Muito obrigada por comentar e perdoe a minha demora em responder.

      Excluir