domingo, 10 de junho de 2012

As Posições dos Braços

  Sim, as posições. Todas nós carecas de saber, mas é claro que na hora que o fondu ou rond de jambe en l'air começam a pesar, o braço cai, então, de bailarina, você passa a carregar uma bandeja imaginária, como uma garçonete.
 Talvez também orientando melhor as mocinhas que acabaram de entrar no mundo do Ballet, hoje publico sobre as posições dos braços:

Royal Academy of Dancing:


Base: À qualquer circunstância, no Ballet, em toda as posições e passagens, até mesmo em arabesques, os cotovelos estão arredondados, nunca esticados. Ombros sempre relaxados e mãos alongadas, não caídas, com leves curvaturas, na reta dos braços.

Preparatória (bras bas): Cotovelos separados do corpo nas axilas, mãos quase tocando as coxas e braços separados.










Demi seconde: Braços ao lado do corpo, entre a segunda e o bras bas.


Allongé: Demi seconde, com menos curvatura nas mãos e menor flexão nos cotovelos.

Primeira: Mesmos princípios do bras bas, porém um pouco mais alto, na direção do umbigo.

Segunda: Os braços estão abertos e na frente do corpo. Os ombros são o ponto mais alto, logo em seguida os cotovelos e depois as mãos (que estão viradas para frente).

Terceira: Mesmos princípios da primeira e da segunda (cada braço em uma delas). Pode ser feita para a direita e para a esquerda.

Quarta: Mesmos princípios da segunda e da quinta posição. Também pode variar de lado.

Quarta Cruzada: Mesmos princípios da primeira e da quinta posição. Pode ser feita para direita e para esquerda.

Quinta: Os braços estão na frente da cabeça, de modos que possam ser vistos pela bailarina com apenas o levantar dos olhos. Mãos viradas para baixo e cotovelos apontando para os lados.








Escola Francesa:

Todas as posições correspondem as do método da Royal Academy of Dancing, com apenas as seguintes exceções:

Quarta Posição
Terceira Posição

Método Vaganova (Russo):

Bras bas
Primeira Posição
Segunda Posição
Terceira Posição

Método Cecchetti (Italiano):

1ª posição: os braços estão como em um bras bas, porém ao lado das pernas, com a ponta dos dedos tocando as coxas.

2ª posição: corresponde ao método da RAD (Royal Academy of Dancing).

3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde.

4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da RAD.

4ª posição en haut: corresponde à quarta posição da RAD.

5ª posição en bas: é o bras bas da RAD.

5ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da RAD.

5ª posição en haut: quinta posição da RAD.

Imagens: Plano B
Base: Livro Ballet Essencial, p.41, 42 e 97 a 101; Plano B

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