Talvez também orientando melhor as mocinhas que acabaram de entrar no mundo do Ballet, hoje publico sobre as posições dos braços:
Royal Academy of Dancing:
Base: À qualquer circunstância, no Ballet, em toda as posições e passagens, até mesmo em arabesques, os cotovelos estão arredondados, nunca esticados. Ombros sempre relaxados e mãos alongadas, não caídas, com leves curvaturas, na reta dos braços.
Preparatória (bras bas): Cotovelos separados do corpo nas axilas, mãos quase tocando as coxas e braços separados.
Demi seconde: Braços ao lado do corpo, entre a segunda e o bras bas.
Allongé: Demi seconde, com menos curvatura nas mãos e menor flexão nos cotovelos.
Primeira: Mesmos princípios do bras bas, porém um pouco mais alto, na direção do umbigo.
Quarta Cruzada: Mesmos princípios da primeira e da quinta posição. Pode ser feita para direita e para esquerda.
Escola Francesa:
Todas as posições correspondem as do método da Royal Academy of Dancing, com apenas as seguintes exceções:
![]() |
Quarta Posição |
![]() |
Terceira Posição |
Método Vaganova (Russo):
![]() |
Bras bas |
![]() |
Primeira Posição |
![]() |
Segunda Posição |
![]() |
Terceira Posição |
Método Cecchetti (Italiano):
1ª posição: os braços estão como em um bras bas, porém ao lado das pernas, com a ponta dos dedos tocando as coxas.
2ª posição: corresponde ao método da RAD (Royal Academy of Dancing).
3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde.
4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da RAD.
4ª posição en haut: corresponde à quarta posição da RAD.
5ª posição en bas: é o bras bas da RAD.
5ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da RAD.
5ª posição en haut: quinta posição da RAD.
Imagens: Plano B
Base: Livro Ballet Essencial, p.41, 42 e 97 a 101; Plano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário